Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Fabrício Tavares participa da reabertura do serviço de radioterapia da UFPel

Fabrício Tavares participa da reabertura do serviço de radioterapia da UFPel

Publicado em 31/05/2019.
Serviço é fundamental para o tratamento do câncer
Fabrício Tavares participa da reabertura do serviço de radioterapia da UFPel

Foto: Assessoria vereador

O presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Fabrício Tavares (PSD) participou na manhã desta sexta-feira da reabertura do serviço de Radioterapia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). Fabrício Tavares, ao destacar os esforços coletivos em prol do serviço, reiterou o compromisso com a ampliação do HE e com a mobilização para atualizar o teto da saúde. “Hoje esses pacientes estão tendo a esperança renovada. Vamos continuar batendo à porta em Brasília, porque não se faz serviço de qualidade sem investimento”, observou.
O primeiro tratamento com o novo equipamento ocorreu nesta sexta-feira logo após o ato de reabertura. Colaboradores, convidados, autoridades e imprensa prestigiaram o momento, aguardado há cerca de quase dois anos e meio. Atualmente, 120 pacientes com câncer aguardam na lista de espera pelo tratamento de radioterapia na região Sul.
Em dezembro de 2016 o serviço foi suspenso, devido à expiração da validade da bomba de cobalto. Desde então, outras instituições absorveram a demanda. O Hospital Escola então aderiu ao Programa de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde, o qual viabilizou a construção do bunker que abriga o acelerador linear, onde foi feita a montagem do equipamento, treinamento da equipe, testes e validações pelos órgãos responsáveis. A importância do trabalho conjunto que possibilitou a reabertura do serviço esteve em destaque nas diversas manifestações da cerimônia, assim como a necessidade da mesma união para buscar a atualização do teto da saúde para o estado do Rio Grande do Sul.
A superintendente do HE, Samanta Madruga, destacou que o momento era de agradecer, reconhecer e comemorar. “A equipe não mediu esforços para esse objetivo. Muitas mãos, que nos antecederam e agora, trabalharam por essa grande conquista que vai beneficiar milhares de pessoas, aumentando significativamente suas chances de cura”, disse, ao convocar para que o trabalho siga sendo feito com energia, foco e entusiasmo para ampliar e qualificar o serviço de saúde e de ensino.
Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Fabrício Tavares (PSD)