Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lançamento da Frente Parlamentar em defesa dos direitos das Gestantes.

Lançamento da Frente Parlamentar em defesa dos direitos das Gestantes.

Publicado em 29/05/2019.
O mandato do PSOL lançará, na próxima segunda-feira (03/06), à partir das 19h, a Frente Parlamentar em defesa dos direitos das Gestantes.
 Lançamento da Frente Parlamentar em defesa dos direitos das Gestantes.

Texto: Assessoria vereador

A Frente tem como finalidade ampliar as discussões e informar sobre os direitos das gestantes do nosso município com intuito principal de promover a melhoria do atendimento no pré-natal, parto e puerpério e o acesso das mulheres a seus direitos.

Com a proposição da Lei de Combate à violência obstétrica em Pelotas, a discussão sobre os direitos das mulheres no período gestacional ganhou grande visibilidade. Porém, para que haja uma mudança efetiva sobre o atendimento à mulher gestante e seus filhos, são necessárias ações fiscalizadoras dos serviços de saúde no sentido de melhoria da qualidade dos atendimentos.

Infelizmente, não é novidade ver as gestantes pelotenses em busca de hospital para poderem parir seus filhos. Até pouco tempo, muitas tiveram que buscar atendimento em outras cidades pela falta de leitos de maternidade em Pelotas ou então, numa situação bastante crítica, terem seu parto no Pronto Socorro.

A falta de equipes completas nas UBS para atendimento pré-natal, a demora na realização de exames ultrassom, entre outros problemas são constantemente relatados.

Além disso, Pelotas é a segunda cidade que mais faz partos por cesariana no Estado, o que nos traz um alerta sobre a falta de informação sobre os riscos de uma cirurgia desnecessária.Todos esses problemas configuram violência obstétrica, que deve ser combatida com todas as forças se realmente queremos partos mais humanizados.

A frente tem como objetivo, também, descentralizar as discussões e se propõe a realização de debates dentro das Unidades Básicas de Saúde, escolas e demais espaços que tenham interesse na pauta.

A frente é uma proposição dos vereadores Fernanda Miranda (PSOL) e Reinaldo Elias (PTB), os mesmos proponentes da lei de combate à violência obstétrica.

Texto: Assessoria de Imprensa Vereadora Fernanda Miranda PSOL