Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / O pontapé inicial da frente parlamentar mista da segurança

O pontapé inicial da frente parlamentar mista da segurança

Publicado em 07/06/2019.
Câmara promove seminário para discutir problemas e soluções para segurança pública
O pontapé inicial da frente parlamentar mista da segurança

Foto: Lenise Slawski

Mapear problemas, discutir causas e apresentar soluções. Esta é a síntese do objetivo da Frente Parlamentar Mista da Segurança Pública proposta na Câmara de Vereadores e que nesta segunda-feira (10) terá sua primeira atividade pública. Marcado para começar às 8h, no Plenário da Câmara de Vereadores, o seminário organizado pela frente deve colocar lado a lado vereadores, representantes das entidades da segurança pública, pesquisadores da área, representantes da Prefeitura e das comunidades.

O proponente da Frente Parlamentar Mista de Segurança Pública, vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT) argumenta que por ser o principal órgão de representação da população a Câmara tem obrigação de propor este tipo de discussão e auxiliar na busca por alternativas capazes de reduzir a violência urbana e a insegurança da comunidade. “OS 21 vereadores são os representantes eleitos pela população, são a voz das comunidades e devem se comprometer com as pautas que afligem as pessoas, afinal nenhuma outra entidade pública está tão presente no bairro, na periferia ou na colônia quanto a Câmara de Vereadores”, argumenta Marcola.

O vereador defende que o encontro desta segunda-feira sirva para definir quais entidades estarão realmente comprometidas em construir novas políticas públicas de segurança, elencar os pontos mais urgentes a serem discutidos e encaminhar as primeiras ações práticas da Frente Parlamentar. “Não adianta ficarmos apenas no discurso, no debate, é preciso que as coisas aconteçam por isso chamamos todos que têm responsabilidade com a segurança para participar dessa frente”, diz.

UNIVERSIDADE ENGAJADA – Um dos primeiros parceiros a se juntar à Frente Parlamentar foi o Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP) da Universidade Católica de Pelotas responsável por uma série de pesquisas e publicações sobre o tema e, também, pela manutenção do Observatório da Violência e o Mapa da Violência Pelotas e região.

Para o coordenador do Gitep, professor Luiz Antônio Bogo Chies a Frente Parlamentar Mista tem como uma de suas principais finalidades auxiliar a Câmara a construir instrumentos legais que melhorem as estruturas e as ações da segurança pública na cidade. “O seminário, integrando Câmara de Vereadores, Universidade e Comunidade, será propulsor das atividades da Frente, a qual tem o compromisso de promover uma atuação qualificada do Poder Legislativo como também protagonista das políticas públicas de segurança no município”, diz.

Texto: Assessoria de Imprensa Vereador Marcos Ferreira PT