Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Pelotas realiza 1ª Semana Municipal de combate ao feminicídio e violência contra a mulher

Publicado em 24/05/2019.
Projeto é de autoria da vereadora Daiane Dias (PSB)

Foto: Assessoria da Câmara - Lenise Slawski

A Prefeitura e a Câmara Municipal de Pelotas realizam a partir da próxima segunda-feira (27) a 1ª Semana Municipal de combate ao feminicídio e violência contra a mulher. Uma das primeiras atividades da semana será uma Audiência Pública no Plenário da Câmara, às 10h da segunda-feira. A abertura Oficial será às 14h30 no Paço Municipal.

A Lei 6.635 de 24 de setembro de 2018 de autoria da vereadora Daiane Dias (PSB) estabelece que a última semana do mês de maio seja dedicada ao combate do feminicídio e da violência contra a mulher. Esta semana também integra o calendário oficial do Município.

Logo após a lei ser sancionada pela prefeita Paula Mascarenhas a vereadora Daiane Dias enfatizou que o mês precisava abordar este tema. “Maio é lembrado como o mês das mães e também deve ser marcado por ações de luta e resistência à violência contra as mulheres”.

A semana engloba diversas atividades que buscam o empoderamento das mulheres, como oficinas, exposição de trabalhos e rodas de conversas espalhadas por toda a cidade e se estendem até o dia 31 de maio.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Segunda-feira 27.05

9h - Implantação da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Políticas Públicas para a Mulher Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher Local: Sala de Reuniões do Paço Municipal.

10h - Audiência Pública “Tecendo a Rede de Enfrentamento e Violência Contra a Mulher” Local: Plenário da Câmara Municipal.

14h30 - Abertura Oficial da Semana Municipal de Combate ao Feminicídio e Violência Contra a Mulher. Lançamento do Portal de Acolhimento Virtual de Combate ao Feminicídio e Violência Contra a mulher – Fale Sobre Você. Assinatura da Lei que assegura 10% das vagas nas escolas infantis para filhos de mulheres que foram vítimas de violência doméstica. Divulgação do atendimento aos agressores nos casos de violência doméstica Local: Paço Municipal – Salão Nobre

Terça-feira 28.05

8h às 10h - 1ª Oficina “Multiplicadores da Paz” Local: Auditório da Secretaria de Assistência Social.

9h e 10h - Exposição “Não Abafa o Caso”

14h e 15h - Exposição “Não Abafa o Caso” Local: Prédio UFPel (Rua Félix da Cunha, 520 - antiga Escola Sales Goulart) Salas 204 e 205 Faixa Etária: maiores de 14 anos, grupos de no máximo 30 pessoas - Visitas agendadas das Escolas da Rede Municipal.

19h - Roda de Conversa e Atividades Sócios Culturais na Comunidade Local: Emef Dr Mário Meneghetti – Três Vendas (Bairro Pestano)

Quarta-feira 29.05

9h às 11h - Exposição “Não Abafa o Caso” Local: Prédio UFPel (Rua Félix da Cunha, 520 - antiga Escola Sales Goulart) Salas 204 e 205

17h às 18h30 - 2ª Oficina “Multiplicadores da Paz ” Local: Auditório da Secretaria de Assistência Social Público: Servidores da SMED