Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Simpósio traz discussão sobre segurança pública

Simpósio traz discussão sobre segurança pública

Publicado em 10/06/2019.
Vereadora Daiane Dias levou a voz das mulheres e propostas do legislativo para o debate
Simpósio traz discussão sobre segurança pública

Foto: Assessoria Vereadora

Ocorreu no último sábado (8), no Clube de Tiro Sniper Shot, o 1º Simpósio de Segurança Pública e Corporativa da Metade Sul. O evento reuniu diversos atores da rede de segurança e dos 3 poderes para palestrar e debater sobre o tema.

A vereadora Daiane Dias, única mulher a compor os painéis de debate do fórum, fez questão de levar para a conversa as demandas femininas referentes à segurança. Na oportunidade, a parlamentar também fez questão de frisar que o ambiente ainda é muito masculino, e falou da importância das mulheres tomarem esses espaços para ajudarem nas lutas, principalmente em questões como a do feminicídio e violência doméstica contra a mulher. “Realmente é desafiador estar aqui, porque o espaço da segurança é um espaço totalmente masculinizado. Não é um espaço que recepciona, ou até momento anterior não recepcionava as mulheres, por uma questão cultural. Me alegra chegar aqui e ver também a presença feminina, que pese sejamos minoria ainda, estamos conseguindo ocupar esses espaços. E esses espaços são importantes, pois só quem vivencia uma violência contra a mulher ou violência doméstica, sabe o que é isso”, disse.

Tiago Rommel, um dos organizadores do evento falou da importância de reuniões como essa pois “chegamos ao ponto onde a criminalidade tomou conta da cidade e do Estado”. Por isso, segundo ele, já não se pode mais trabalhar somente na prevenção, portanto é crucial buscar estratégias para reverter esses números, de forma pacífica, usando a inteligência e se baseando nas estatísticas. Rommel ainda falou sobre a violência contra a mulher e o papel do legislativo no debate. “O feminicídio, infelizmente tem números alarmantes, cresceu assustadoramente, e há a necessidade sim do debate e as políticas tem sim que serem observadas e colocadas em prática”, alertou Tiago.

Além da questão das mulheres, Daiane Dias também falou de outros pontos da política importantes para amenizar os índices de criminalidade. Um deles foi o Pacto Federativo, que é o conjunto de regras que, entre outras coisas, estabelece a divisão dos recursos entre União, Estado e Município. “Mais recursos precisam ficar aqui no município, para que a gente possa investir em saúde, educação, e principalmente no combate à violência”, disse a parlamentar. Durante o debate, as causas da violência também foram colocadas em pauta e a vereadora deixou claro o seu ponto de vista de que ninguém nasce violento, “são as intempéries da vida que tornam o ser humano uma pessoa violenta”, para ela o combate a violência começa pela integração dos 3 poderes para unir forças e passa também pela disseminação cultura da paz.

Texto: Assessoria de Imprensa Vereadora Daiane Dias PSB