Você está aqui: Página Inicial Notícias COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA DISCUTE A EDUCAÇÃO INFANTIL EM PELOTAS

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA DISCUTE A EDUCAÇÃO INFANTIL EM PELOTAS

SITUAÇÃO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PELOTAS É DISCUTIDO NA CÂMARA.

O Conselho Municipal de Educação de Pelotas, juntamente com os representantes da Secretaria de Urbanismo e a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, reuniram-se na sede do Legislativo para discutir a situação das Escolas de Educação Infantil no município. Os principais problemas relacionados no encontro dizem respeito a regularização do funcionamento destas escolas e a falta de vagas nas escolas públicas, bem como a sua inexistência na zona rural. Por esta razão, o Conselho Municipal de Educação está organizando uma comissão para buscar soluções com relação a essas questões.

Segundo a presidente do Conselho, Maria Eulália Silva Lemões, a falta de vagas na rede pública aumenta a procura na rede de ensino privado, pois a educação no município não abrange a demanda e o ensino privado acaba por proporcionar estas vagas. Porém, para o Conselho, esta sítuação ocasiona um agravante, a criação de escolas não regularizadas e sem condições favoráveis de funcionamento, as crianças ali matriculadas acabam por obter um ensino não satisfatório e muitas vezes correm riscos de acidentes decorrentes de uma infraestrutura precária.

Pelotas conta hoje com aproximadamente noventa Escolas de Educação Infantil privadas e um número ainda desconhecido de Escolas não cadastradas, que são localizadas em casas adaptadas, não autorizadas e sem planejamento para abrigar este tipo de instituição. A principal preocupação do Conselho, neste momento, é que haja uma regularização de todas as escolas e que estas possam contar com professores qualificados e ambiente adequado para o bom funcionamento.

Neste sentido o Conselho vêm divulgar esta problemática à Comissão de Educação da Câmara de Vereadores e pedir auxílio. A primeira idéia é que sejam pontuados os requisitos para abrir uma escola e como deve funcionar e, a partir daí, legislar sobre a matéria. O presidente da Comissão da Câmara de Vereadores de Pelotas, Vereador Professor Adinho, PPS, informa que a educação infantil é tão importante quanto ao ensino fundamental, e que deve ser tratada da mesma forma. O Vereador disponibilizou a Câmara de Vereadores para reuniões a tratar deste tema.

CÂMARA MUNICIPAL DE PELOTAS
ASSESSORIA DO VEREADOR PROF. ADINHO - PPS
HENRIQUE CARVALHO
DATA: 14/10/10

Taxa do lixo
Você aprova a criação da taxa do lixo em Pelotas?

Votos: 1426 Resultado
Mais enquetes